QUEM SOMOS > Histórico

Histórico da RIEC


Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil


A Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil é vinculada à Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC, com sede na Universidade de Barcelona - Espanha, e ao Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras,  cadastrado no CNPq:

http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=460970871AHR3C

Sua criação ocorreu no dia 28 de março de 2014, durante o primeiro Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas, realizado na Universidade Federal de Goiás - UFG.

Além de colaborar para o fortalecimento da RIEC, a RIEC Brasil, pretende fortalecer a interação entre as instituições brasileiras, valorizando iniciativas que apoiem a religação dos saberes, a formação integral e a consciência planetária. Para tanto, tem, entre suas ações, iniciativas que promovam a formação, a pesquisa, a extensão e a realização de eventos e de publicações colaborativas. 


Ao potencializar práticas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras a RIEC Brasil se ampara na concepção educacional que mobiliza a RIEC.  Essa concepção motivou o desenvolvimento de práticas articuladas com as prioridades e potencialidades do contexto brasileiro, o que motivou a origem da RIEC Brasil.

 

Atualmente a RIEC Brasil é formada por cinco núcleos, vinculados às seguintes Instituições de Ensino Superior - IES:

 

Centro Universitário Barriga Verde - Unibave

Universidade Estadual de Goiás - UEG

Universidade Católica de Brasília - UCB

Universidade Federal de Goiás - UFG

Universidade Federal de Tocantins - UFT

Universidade Regional de Blumenau - FURB

 

Red Internacional de Escuelas Creativas - RIEC

A Red Internacional de Escuelas Creativas - Construyendo la Escuela del Siglo XXI – RIEC é uma comunidade comprometida com o passado, o presente e o futuro da sociedade e da educação, sendo coordenada pelo Professor Saturnino de La Torre, catedrático emérito e membro do Grupo de Investigação e Assessoramento Didático – GIAD da Universidade de Barcelona - Espanha.

A RIEC tem pesquisadores em países da União Europeia, América Latina e América do Norte. Dentre os pesquisadores brasileiros integram a equipe: Maria Cândida Moraes (UCB), Marlene Zwierewicz (Unibave), João Henrique Suanno (UEG), Patrícia Limaverde (UECE, Escola Vila), Edna Marchini (Escola Tarsila do Amaral), Vera Lúcia de Souza e Silva (FURB), Marilza Suanno (UFG/UEG), Vivianne Fleury (CEPAE/UFG) e Maria José de Pinho (UFT), dentre outros. Em âmbito internacional Maria Antònia Pujol Maura (GIAD/UB), Nuria Lorenzo(GIAD/UB), Nuria Rajadell (GIAD/UB), Jessica Cabrera (México), dentre outros.

A RIEC tem a intencionalidade de investigar escolas criativas e contribuir para o reconhecimento e a socialização de projetos e processos institucionais, construídos coletivamente e que sejam transformadores, fruto de uma nova consciência nutrida por uma cultura de mudança, uma cultura transformadora. A finalidade da RIEC, portanto, é criar uma consciência coletiva a partir de centros pioneiros, inovadores e criativos e difusores de uma educação transformadora, baseada em valores, potenciais humanos e competências para a vida. Nesse ínterim, pretende colaborar na construção de bases para reformas apoiadas pelo diálogo entre um novo saber pedagógico inter e transdisciplinar, a experiência docente e a gestão administrativa.

Os princípios que inspiram a RIEC são sustentabilidade, ecologia dos saberes e ruptura com a lógica da fragmentação disciplinar do conhecimento, tendo como documento base o Decálogo sobre Transdisciplinariedade e Ecoformação (2008, 2011). Sua missão é identificar escolas que possuem uma visão transformadora e criativa da educação e da sociedade a partir do próprio entorno. 

A fim de reconhecer escolas que valorizam a criatividade, a RIEC criou o instrumento de pesquisa denominado Vadecrie. Tal instrumento apresenta parâmetros, indicadores, categorias de análise, sem, contudo, ter a intenção de “avaliar”, examinar e qualificar, senão de valorizar e reconhecer potenciais, visões, cultura e práticas inovadoras. Contribui, dessa forma, para a observação, a análise e a aplicação para verificar o que se está alcançando e o que se pode melhorar, sendo, portanto, um referencial para a autoanálise institucional considerando as seguintes dimensões: a) liderança estimuladora e criativa; b) professor criativo; c) cultura inovadora; d) criatividade como valor; e) espírito empreendedor; f) visão transdisciplinar e transformadora; g) currículo polivalente; h) metodologia inovadora; i) avaliação formadora e transformadora e j) valores humanos, sociais e ambientais.


Escolas Criativas RIEC Brasil
Telefone: 48 9127-6011 - E-mail: contato@escolascriativasriec.com.br

Escolas Criativas são instituições que vão mais adiante do lugar do qual partem (transcendem), que dão mais do que têm e ultrapassam o que delas se espera (recriam), que reconhecem o melhor de seus estudantes e professores (valorizam), que crescem por dentro e por fora, buscando em tudo a qualidade e a melhora (transformam). (TORRE, 2013, p. 153).